Friday, May 25, 2007

Etapas



Para mim esta viagem pela infertilidade faz-se de etapas. O inicio em que ainda não descobrimos o problema, e onde, todos os meses pensamos que é o Mês.

Depois, vem o Descobrir, em que tudo gira em volta deste problema, e só ele nos consome todas as energias. Vivemos cegas, alheadas de tudo, e tudo se resume á busca de um filho.

Considero que esta é a etapa mais critica, e, que alguns casais, não conseguem sair dela. Vivem eternamente neste desespero, no deixar para trás tudo o resto, só este assunto nos atormenta o espirito. Diariamente pensamos no filho que não chega, e diariamente as lágrimas correm.

Depois de algum tempo, muito tempo, começamos a aprender a viver com esta realidade, e a assumir que existe muito mais que esta busca incessante. Adquirimos qualidade de vida, de sentimentos, porque a calma começa a instalar-se. É a aprendizagem do casal infértil, e que eu considero essencial.

Mesmo continuando a procurar pelo filho que nunca mais chega, a espera já se faz de uma outra forma, porque temos consciência que ele pode nunca chegar, mas que existem outras formas de Amar.

9 comments:

Lita said...

São etapas que vamos vencendo mas, por vezes, passar por elas é doloroso e deixa-nos diferentes. Tornam-nos pessoas mais duras e de certa forma começamos a criar uma capa de protecção contra as desilusões. Permitem-nos chegar à fase em que convivemos com o problema e não vivemos para o problema.
Atingir essa etapa é muito importante para a saúde da relação e para a saúde mental de cada um!

Bom fds e um beijinho grande.

Lita

R. said...

Sem dúvida que são etapas que temos que ir passando, são pequenos passos todos os dias. O mais importante é que sejam dados a 2, e que em todos os passos se vejam as 4 pegadas.

beijos e bom fds

Camy said...

Etapas que temos que vencer. Por vezes acho que nos tornamos pessoas mais frias, por tanto sofrimento.
Mas estas etapas têm de ser ultrapassadas com ajuda, senão será muito mais dificil.

Beijos e bom dim de semana

Camy

Lebasiana said...

tens toda a razão... já escrevi muitas vezes sobre isso... é um caminho cheio de altos e baixos e, se não tivermos cuidado, perdemos não só qualidade de vida, como nos arriscamos a perder pessoas maravilhosas...

gosto de te sentir assim, amiga... mais calma e, pelo que me parece, mais apaixonada do que nunca... lol... estarei enganada???!!! lol

beijinhos

Alexandra said...

Um caminho que deve ser feito de mãos dadas...junto...e unidos pelo amor, só assim faz sentido e só assim é possivel ultrapassar tanta lagrima....

que bom que fazes esta viagem desta forma

beijos acompanhados...e nós aqui a torcer por vocês

Docinho said...

Que bom ver que encaras isto assim... como uma busca por outras formas de amar...
Desitir nunca... mas sempre pensar que antes disso vem tanto mais... tanto!

Beijos companheiros

Unknown said...

Linda

Senti tudo o que descreves..

Doi muito mas fortalece..

beios
yami

tixa said...

Tens razão esta viagem é feita de etapas, mas também a nossa vida tem etapas que devem ser encaradas de forma serena, uma de cada vez e com a maior serenidade possivel...a isso chama-se crescer...
Um bj enorme

tiquinha said...

:) como te entendo!!